sábado, 16 de junho de 2012

Sub-aspirante

A hierarquia militar é um assunto pelo qual sinto um total desinteresse. Naturalmente, nunca me entendi com as diferenças entre patentes; muito menos com a distinção destas em função dos respectivos ramos das Forças Armadas. Há tempos, porém, vi-me forçada a esmiuçar este assunto.
Existe, então, o Exército, a Marinha e a Força Aérea, e para cada uma destas forças armadas existem três categorias de patentes: praças, sargentos e oficiais. Em todas existem cabos, sargentos, tenentes, capitães, muitos hífenes e aspirantes. Na Marinha estão os nomes mais curiosos: grumete, marinheiro, comodoro e almirante. O Exército e a Força Aérea têm as maiores semelhanças de patentes: soldado, furriel, alferes, major, coronel, general. No exército há brigadeiros; na Força Aérea, cadetes e marechais.

Feita a pesquisa, mantive a minha dúvida, de principiante. Em nenhuma listagem aparecia o «comandante»; bastava ter “olhado” para a palavra... «Comandante» é aquele que comanda, o que dirige. É o título dado ao oficial que comanda, independentemente de arma ou patente.

 
Dicionário do Português Atual Houaiss.Lisboa: Círculo de Leitores, 2011. 2 Vols.

Sem comentários: